Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 14 de Junho de 2024 às 15h00

Mercado de soja: impactos da MP 1.277 e dólar alto agitam a semana

Na última semana, o mercado de soja passou por importantes movimentações influenciadas por fatores climáticos, legislativos e econômicos. A Grão Direto informou que o plantio da safra norte-americana progrediu bem, graças a condições climáticas favoráveis que também estão beneficiando o desenvolvimento inicial da cultura.

A aprovação da Medida Provisória 1.277 teve repercussões significativas na comercialização da soja no Brasil. Devido à retirada do benefício fiscal da Lei Kandir, tradings suspenderam temporariamente suas compras para recalcular margens. A Abiove estima que, se aprovada pelo Congresso, a MP pode reduzir os preços pagos ao produtor em até 4%.

Internacionalmente, o mercado foi impactado pela decisão do Banco Central Europeu de reduzir suas taxas de juros em 25 pontos-base, a primeira redução em quatro anos. Em Chicago, o contrato de soja para julho de 2024 caiu 2,32%, fechando a U$11,77 por bushel. No Brasil, os preços também caíram, mesmo com o dólar subindo 1,52%, fechando a R$5,33. O contrato com vencimento em março de 2025 recuou 2,09%, sendo cotado a U$11,72 por bushel.

Para a próxima semana, espera-se que o mercado de soja continue sendo influenciado por vários fatores. Na quarta-feira (12), será divulgado o Relatório de Oferta e Demanda do USDA, que pode manter o otimismo sobre a safra norte-americana, com uma produção estimada acima de 120 milhões de toneladas. No Brasil, a expectativa de produção pode diminuir devido às perdas no Rio Grande do Sul, mas ainda deve superar 150 milhões de toneladas.

O Monitor de Seca nos Estados Unidos mostrou uma redução na área afetada para 2%, comparado a 3% na semana anterior e 39% no ano passado, trazendo conforto ao mercado e pressionando negativamente as cotações em Chicago. Segundo a última atualização do USDA, o plantio da soja avançou 10%, atingindo 78% da área total projetada, acima da média dos últimos anos, apesar de estar abaixo do ritmo do ano passado.

 

Fonte de pesquisa: www.agrolink.com.br

ATRAQ Logística Na última semana, o mercado de soja passou por importantes movimentações influenciadas por fatores climáticos, legislativos e econômicos. A Grão Direto informou que o plantio da safra...

    Veja também

    Aumento da tensão no Oriente Médio deve afetar preços de commodities agrícolas19/04/24 No sábado (13/4), o Irã realizou um ataque a Israel, acrescentando um novo e tenso capítulo à guerra no Oriente Médio. Isso colocou o mundo em alerta mais uma vez, enquanto líderes internacionais debatem os rumos da situação. Os agentes de mercado pelo mundo devem ajustar suas posições devido aos possíveis impactos econômicos de uma......
    Oferta de fertilizantes da Rússia para o Brasil será dobrada, diz Bolsonaro18/02/22 O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com fabricantes de fertilizantes russos em Moscou nesta quarta-feira (16/02) e disse que eles dobrarão sua oferta para o Brasil, onde os agricultores estão enfrentando escassez. O interesse é......
    Ferrugem-asiática: prejuízos podem chegar a R$ 6 mil por hectare19/12/24 No Brasil, a safra 2024/25 de soja já está com quase toda a área plantada nos principais estados produtores. Após um início marcado por uma seca prolongada, as chuvas entre o final de outubro e novembro aceleraram o ritmo do......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.