Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 05 de Setembro às 16h12

Comissão aprova redução de impostos para insumos agrícolas

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 54/2025, que prevê a possibilidade de redução de impostos sobre insumos agropecuários e aquícolas. A proposta inclui defensivos, fertilizantes, mudas e medicamentos na categoria de bens essenciais e indispensáveis, o que impede que sejam tratados como produtos supérfluos para fins de tributação.

O texto autoriza o governo federal a zerar ou estabelecer em até 30% as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aplicadas a esses insumos, modificando o Código Tributário Nacional.

O parecer aprovado foi elaborado pelo deputado Marcelo Moraes (PL-RS), que considerou a proposta apresentada pela deputada Daniela Reinehr (PL-SC) como uma forma de dar mais segurança jurídica à tributação já praticada sobre esses produtos, reforçando o entendimento de que são essenciais para a produção agrícola.

 

Fonte de pesquisa: revistacultivar.com.br

A tramitação do projeto seguirá agora para as comissões de Finanças e Tributação, além da de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, o texto será analisado pelo Plenário da Câmara e, caso aprovado, seguirá para votação no Senado antes de se tornar lei.

ATRAQ Logística A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 54/2025, que prevê a possibilidade de redução de impostos sobre insumos agropecuários e...

    Veja também

    Goiás tem elevação de 37,8% na produção de milho 2ª safra17/05/23 De acordo com os dados disponibilizados, a produção de soja no Brasil ficou em torno de 154,8 milhões de toneladas, um aumento de 0,76% comparado à estimativa de abril. Esse aumento pode ser visto devido a finalização da colheita no sul do país, onde estava atrasada, tornando possível direcionar corretamente as estimativas. Para o estado de Goiás......
    Plano Safra tem execução lenta e preocupa o setor produtivo29/05 Apesar de ser tratado como motor da economia nacional, o agronegócio brasileiro enfrenta um momento de contraste entre discurso e realidade. Mesmo com a divulgação do “maior Plano Safra da história”, os repasses......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.