Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 14 de Março às 15h16

Com o túnel Santos-Guarujá, viagem de 1 hora será feita em menos 2 minutos

O leilão para a construção do túnel Santos-Guarujá, uma obra aguardada há mais de um século, está marcado para o dia 1º de agosto deste ano, com um investimento previsto de R$ 5,9 bilhões. Considerado um dos maiores projetos de infraestrutura portuária da América Latina, ele contará com aporte financeiro do Governo Federal e do Estado de São Paulo.

Com a função de conectar as margens do Porto de Santos, o túnel visa otimizar a mobilidade de trabalhadores, moradores e o transporte de cargas. Atualmente, a viagem entre as duas cidades leva cerca de uma hora por estrada e aproximadamente 18 minutos por balsa. Com a nova infraestrutura, a travessia será feita em menos de dois minutos.

A obra terá 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros submersos. O projeto prevê três faixas de rolamento em cada direção, incluindo uma exclusiva para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), além de passagem destinada a pedestres e ciclistas, proporcionando mais segurança e acessibilidade. O edital foi lançado durante uma cerimônia realizada no Parque Valongo, a primeira área de visitação pública do Porto de Santos, com a presença de trabalhadores, empresários e representantes da comunidade portuária. Na ocasião, também foi assinada a renovação da delegação do Porto de São Sebastião ao Estado de São Paulo, com validade até junho de 2057.

Além da construção do túnel, foram anunciados investimentos de R$ 7,5 milhões para melhorias nas avenidas perimetrais do Porto e ampliação dos pátios de estacionamento de caminhões, visando aprimorar a logística portuária. O edital representa um avanço essencial para a modernização da infraestrutura da região e fortalecimento da economia local.

A comunidade portuária recebeu a iniciativa de forma positiva, destacando a relevância do túnel para o crescimento do Porto de Santos. O presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, frisou que essa construção simboliza um marco histórico para o porto, que acaba de completar 133 anos. Ele também enfatizou a contribuição do corpo técnico da APS e do Movimento "Vou de Túnel" no apoio à realização do projeto.

Outro ponto fundamental da iniciativa é a realocação de famílias que vivem nas proximidades do complexo portuário, garantindo moradia digna e melhores condições de vida.

Durante o evento, também foi anunciada a implantação de um Instituto de Educação em Guarujá, expandindo as oportunidades educacionais na região. A expectativa é que a construção do túnel tenha um impacto significativo na mobilidade urbana, no desenvolvimento socioeconômico e na modernização da infraestrutura do Porto de Santos.

 

Fonte de pesquisa: revistacaminhoneiro.com.br
 

ATRAQ Logística O leilão para a construção do túnel Santos-Guarujá, uma obra aguardada há mais de um século, está marcado para o dia 1º de agosto deste ano, com um investimento...

    Veja também

    Argentina declara emergência por infestação de gafanhotos02/08/24 Na última sexta-feira, 26 de julho, o governo argentino decretou estado de emergência devido à infestação de gafanhotos nas províncias de Salta, Catamarca, La Rioja e Córdoba. Os insetos, avistados em grande número, preocupam pela densidade populacional, embora ainda não haja evidências de migração para outras áreas. No Rio......
    Conab revisa produção de soja para a safra 2024/2519/09 A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atualizou, no 12º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, os números referentes à soja. O relatório, divulgado na última quinta-feira (11), trouxe revisões de......
    Ataques em armazéns na Ucrânia já refletem no preço dos grãos28/07/23 Os ataques em armazéns de grãos na Ucrânia já refletem nos preços da soja e do milho, segundo o analista de mercado Camilo Motter avalia que os preços da soja operam em forte alta em Chicago nesta segunda-feira com......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.