Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 16 de Janeiro às 15h25

Novo scanner para inspeção de cargas entra em operação no Terminal de Contêineres de Paranaguá

A TCP, administradora do Terminal de Contêineres de Paranaguá, iniciou a operação de um novo scanner para inspeção de cargas no pátio operacional. O equipamento, modelo Spectrum Cargo 6.0 MeV da VMI Security, foi instalado na via central, em frente ao Gate, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e a eficiência das operações.

O scanner foi escolhido por sua alta potência, estabilidade e maior capacidade de penetração nas cargas, permitindo análises mais rápidas e precisas por parte dos órgãos de fiscalização. O investimento de R$ 14,3 milhões reforça a estrutura de segurança do terminal, onde todos os contêineres de importação e exportação passam obrigatoriamente por inspeção. Com a nova aquisição, o terminal passa a contar com três scanners em operação.

A iniciativa integra um conjunto de melhorias realizadas no Gate, que foi modernizado e automatizado entre 2023 e 2024, incorporando sistemas de monitoramento e câmeras com tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), ampliando a segurança e a agilidade no controle de acesso.

A TCP também é reconhecida por seguir padrões internacionais de segurança portuária. Em novembro, a empresa recebeu da Conportos a Declaração de Cumprimento nº 27/2025, válida até 2030, que certifica a conformidade do terminal com o Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code). Atualmente, o terminal conta com mais de 400 câmeras, vigilância armada 24 horas, drones, sistemas de alarme e scanners responsáveis pela fiscalização de todas as cargas movimentadas.

 

Fonte de pesquisa: blogdocaminhoneiro.com.br

ATRAQ Logística A TCP, administradora do Terminal de Contêineres de Paranaguá, iniciou a operação de um novo scanner para inspeção de cargas no pátio operacional. O equipamento, modelo Spectrum...

    Veja também

    Fosfato natural pode ser solução para falta de fertilizantes!22/07/22 Desde que a guerra se iniciou na Ucrânia em Fevereiro de 2022, a crise dos fertilizantes se estabeleceu no mundo inteiro. Existe uma grande demanda, e ela não está sendo mais suprida. Nesse sentido, a grande maioria dos países está procurando por alternativas para que as lavouras não sejam prejudicadas. No caso do Brasil, que é altamente dependente da......
    Cercospora em soja: clima quente e úmido favorece infecções29/08/25 A combinação de calor e umidade elevada tem ampliado a ocorrência de doenças foliares na soja, como o crestamento por Cercospora kikuchii. A safra atual foi marcada por chuvas intensas no início do ciclo e veranicos em fases......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.