Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 15 de Abril de 2022 às 23h55

Geadas: como o frio afeta o agronegócio

Com os dias ficando cada vez mais frios, é normal que os produtores sintam uma certa preocupação quanto a saúde das suas lavouras. O frio intenso registrado em 2021 trouxe episódios de geadas que atingiram todos os estados do Sul e partes de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Causadas pelas massas de ar frio e de ar polar, as geadas do ano passado foram as mais intensas desde 1994, e isso liga um alerta. Para o setor do agronegócio, a notícia preocupa pelo risco de danos e perdas produtivas que este clima causa.

A matemática é simples, quanto menor for a oferta de alimentos maior será o preço para o consumidor.  O milho teve o seu plantio ou desenvolvimento prejudicado pela estiagem nos primeiros meses de 2022; nesse sentido, quanto mais tarde o milho safrinha for semeado, maior o risco de geada em algumas regiões.

A época ideal de cultivo de milho é o verão. Entretanto, devido à maior competitividade com a soja por área, a maior parte do milho brasileiro é semeada na segunda safra. Para evitar prejuízos na hora de colher, o ideal é planejar a sua safra!

Para está época a safra de soja, feijão, café e trigo também podem sofrer com a geada. Contudo, o clima mais frio não traz apenas prejuízos para as lavouras, este pode atuar como um 'freio natural' para o aparecimento de pragas que acomentem as plantações.

No mais é aguardar essa passagem de massa de ar frio, e visualizar o cenário. 

 

Coleta de dados sobre as lavouras em anos anteriores: blog.aegro.com.br/summitagro.estadao.com.br/

ATRAQ Logística Com os dias ficando cada vez mais frios, é normal que os produtores sintam uma certa preocupação quanto a saúde das suas lavouras. O frio intenso registrado em 2021 trouxe episódios de...

    Veja também

    Créditos do BNDES para a indústria superam os do agronegócio08/11/24 Pela primeira vez desde 2016, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou operações de crédito para a indústria que superaram as do agronegócio. Até setembro deste ano, as aprovações para a indústria corresponderam a 27% do total de crédito do banco, enquanto o crédito para o agronegócio representou......
    Semente de soja está mais barata, mas produtor adia compra04/08/23 De acordo com o último levantamento de custos de produção realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foi registrado um declínio de 22,2% no preço da semente de soja em Mato Grosso em......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.