Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 25 de Abril de 2025 às 16h31

Com uso de tecnologias, sojicultor fica mais preparado para enfrentar adversidades climáticas no Brasil

A produção de soja no Brasil se estende do sul do Rio Grande do Sul até Roraima, abrangendo regiões com grande diversidade de clima, altitude e tipos de solo. Essa variabilidade impõe desafios ao produtor, que precisa estar preparado para lidar com fatores que impactam diretamente o desenvolvimento da cultura.

Altitudes superiores a 800 metros influenciam o ciclo da soja, favorecendo o surgimento de doenças e aumentando riscos como o acamamento. Além disso, a textura do solo varia bastante: os arenosos retêm menos água do que os argilosos, e a compactação pode limitar o crescimento das raízes, comprometendo a absorção hídrica.

Também se destaca os efeitos do El Niño e da La Niña, que alteram drasticamente o clima de ano para ano — o primeiro geralmente traz mais chuvas ao Sul e seca ao Norte/Centro-Oeste, enquanto o segundo provoca o oposto. Essa imprevisibilidade climática é uma das principais dificuldades para os sojicultores.

Para enfrentar essas condições, a aposta é em práticas como o Sistema de Plantio Direto, que há décadas contribui para a conservação do solo. Essa técnica, aliada ao manejo adequado, protege contra erosões, mantém a umidade e reduz os impactos das variações climáticas, ajudando a garantir uma produção mais sustentável.
 

Fonte de pesquisa: canalrural.com.br

ATRAQ Logística A produção de soja no Brasil se estende do sul do Rio Grande do Sul até Roraima, abrangendo regiões com grande diversidade de clima, altitude e tipos de solo. Essa variabilidade impõe desafios...

    Veja também

    Milho registrou 16% de participação na produção nacional de etanol em 202328/06/24 A produção de etanol a partir do milho aumentou no último ano, alcançando 16% de participação na produção do biocombustível, tanto no etanol anidro como no hidratado. Esses dados estão no Balanço Energético Nacional (BEN) 2024, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com o Ministério de Minas e......
    Mais de oito mil áreas rurais foram atingidas por incêndios em SP30/08/24 A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo atualizou para 8.049 o número de propriedades rurais atingidas por incêndios, com prejuízos estimados em mais de R$ 1 bilhão. Ao todo, 317......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.