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Postado em 02 de Abril de 2022 às 10h40

Com a autorização do COTRAN, ao final de 202... quais são as vantagens de se utilizar carreta com 4º eixo?

Alvo de polêmicas desde o ano de 2011, a carreta (composição), com o 4º eixo estava proibida pelo COTRAN. Segundo especialistas, isso dava, pois esse tipo de estrutra causava deformação no asfalto pelo motivo de que há apenas um eixo de tração.

Contudo, na segunda-feira (03 de Janeiro de 2022), os semirreboques dotados de 4º eixo autodirecional foram legalizados pela Resolução nº 882 do Conselho Nacional de Trânsito. De acordo, com o documento que atualiza por completo os limites de pesos e medidas - o comprimento total da CVC (combinação de veículo de carga), formada por cavalo mecâncio e autorreboque com 4 eixos, deverão ser igual ou superior a 17,5 metros, sendo admitido um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 58,5 toneladas.

Apesar de encerrar anos de discussões, nem todos as carretas de 4º eixo serão considerados legais; como é o caso dos conjuntos traseiros em tandem quadruplo!

As vantagens apontadas são: a capacidade de carga ser maior, e o equipamento custar menos. Já que o bitrem é composto por 02 combinações, e o quarto eixo apenas uma. Então serão aplicados apenas um licenciamento para estrutura, e apenas um conjunto de lona - dentre outros custos que serão reduzidos com a utilização.

A resolução 882 também foi aprovada pela ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).

Fonte: caminhoes-e-carretas.com

 

 

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